sábado, 4 de junho de 2011

Especial TV CRUJ: Curiosidades


Prosseguindo com o nosso especial sobre a TV CRUJ, desta vez vamos falar sobre algumas curiosidades sobre o programa, como horários, audiências, bastidores, cartas e a mudança que ocorreu em 2001, quando a atração passou para as manhãs de sábado. 




Disney Club estreou em 28 abril de 1997 às 17h55. Como todo programa do SBT, não durou muito tempo no mesmo horário, passando por diversas mudanças em toda sua história. No final de julho de 1997, ocorreu a primeira grande mudança. Com o lançamento de uma nova grade de programação no SBT, o programa passou a ser exibido às 19 horas. Isso aconteceu graças a duas estreias importantes para a emissora: a volta do "Aqui Agora" (18h) e o lançamento da versão brasileira de "Chiquititas" (20h). O resultado foi visto na audiência: recebendo com 9 pontos do "TJ Brasil" (18h30), o programa ultra-jovem alcançou memoráveis 19 pontos de média. Só a nível de comparação: a estreia da novelinha marcou "apenas" 18.

Em janeiro de 2001, o programa saiu do horário das seis, com a desculpa de um defeito na antena e o desejo dos integrantes de tirar férias. Mas a verdade é que, no lugar do programa, o SBT decidiu reprisar a novela "Éramos Seis", que voltou à grade de programação em 22 de janeiro. A data também foi marcada pelo fim de "Chiquititas", e a estreia da infantil mexicana "Gotinha de Amor". Uma nova fase do programa foi anunciada para abril. Agora com novo nome, Disney CRUJ, a atração estreou no dia 14 de abril, às 10h15. A participação do elenco aumentou de cerca de 12 para 30 minutos por programa, e o tempo restante era destinado a desenhos animados, até o meio-dia, quando começava a primeira versão brasileira do "Zapping Zone". A audiência nesta época era girava em torno dos 7 pontos, segundo dados do mês de novembro.



O elenco do programa foi escolhido por meio de testes realizados com mais de 100 atores. Todos já tinham alguma experiência com televisão, mas apenas três seriam escolhidos para protagonizar a atração: dois meninos e uma menina. Quando o Disney Club estreou eram três apresentadores sim, mas todos meninos! É que os atores Leonardo Monteiro e Diego Ramiro fizeram teste para o mesmo papel (Juca), mas agradaram tanto que surgiu a ideia de criar um personagem a mais (Guelé), que teve inspirações em seu intérprete. Jussara Marques (Maluca) entraria pouco tempo depois, em junho de 1997, após também passar por uma bateria de testes.

Maluca (Jussara Marques) cai de pára-quedas no QG do CRUJ.

No início de maio de 1999 entra para o elenco mais uma menina (Pipoca), interpretada por Danielle Lima. A personagem passa a disputar o "play" com o personagem de Caíque Benigno (Macaco), mas por pouco tempo, já que no final do mesmo mês o personagem deixa o programa. Em outubro do mesmo ano chega o ator Murilo Troccoli no papel do personagem Rico, mas fica apenas até outubro do ano seguinte.

Pipoca (Danielle Lima) e Rico (Murilo Troccoli) entram para o time.


Em 2001, estreou a segunda fase do programa, agora exibida aos sábados. Com roteiros de Tacus e Claudia Dallaverde, o formato tornou-se mais folhetinesco, surgiu a necessidade de incluir novos personagens. Os primeiros foram o pasteleiro Paracleto (Ary França) e a encantadora vizinha Maya (Marisol Ribeiro). A participação de Marisol Ribeiro, que surgiu para despertar "a paixão dos meninos e o ciúme das meninas da história", não durou tanto tempo como a de Ary França, cujo personagem ganhou mais destaque quando o mistério tomou conta do enredo do programa.

"Os personagens, agora, voltam com um pouco mais de idade. Tentaremos alcançar crianças acima dos dez anos com o Guelé e a Pipoca (crianças na trama) e o público na faixa dos 14 anos com os outros personagens", disse Regina Soler, então diretora do programa.

Paracleto (Ary França) e Maya (Marisol Ribeiro) chegam na fase "novelinha".

Nesta mesma época, os antagonistas do CRUJ (a turma da Rua de Baixo), que antes eram apenas citados pelos protagonistas, tornaram-se personagens reais, sendo vividos pelo mesmo elenco de mocinhos. Os principais membros da "TRUB" eram interpretados por Jussara Marques (Carla Carcará) e Diego Ramiro (Ramela), mas Danielle Lima, Leonardo Monteiro e Murilo Troccoli também tinham suas versões malvadas.


Em 2002, um novo personagem é incluído no elenco. O ator Diegho Kozievitch, que havia trabalhado com Cao Hamburguer no filme "Castelo Rá-Tim-Bum" (1999) interpretou Sputnik, um misterioso amigo de Guelé que traz suspense à trama. As histórias paralelas à TV CRUJ ganham tanto destaque que novos personagens são adicionados, como a agente da TV Bette, interpretada por Magali Biff e o não menos misterioso Jorge Marcos (Fábio Henrique), amigo de Malu.


Uma das formas de interação com o público realizada pela TV CRUJ eram as cartas. Que ultra-jovem nunca mandou uma carta para o CEP 04602-970, São Paulo, SP? Eu mandei várias! Mas será que elas eram mesmo lidas? "As histórias são criadas a partir de cartas dos telespectadores", disse a diretora Regina Soler à Folha em 2000. "Há uma identificação com os personagens da série, que ocupa 30% do programa".

Quando entrou na era da internet, o CRUJ ganhou site e email. "A molecada não perde um programa. Só de e-mails, recebemos 300 por semana", comentou Michael Ruman, diretor do programa em 2002. Até as eleições para presidente do comitê foram decididas pelos internautas, que podia votar através de cartas e email. "Quero saber o que passa pela cabeça da molecada que assiste ao programa", afirmou o diretor.

A TV CRUJ vivia realizando concursos culturais, que exigiam dos interessados o envio de cartas ou objetos de artesanato produzidos pelos próprios telespectadores. Entre os prêmios estavam computadores, jogos, brinquedos Disney e até o CD lançado pela BRUJ (Banda Revolucionária Ultra-Jovem).

Talvez como prêmio de consolação, a produção do programa costumava enviar cartões postais com o autógrafo dos atores. Eu mesmo até hoje possuo dois, um enviado em junho e o outro em julho de 2002 - com bastante atraso, mas tudo bem... Veja abaixo:



Durante toda a próxima semana, confira uma série de reportagens com parte do elenco da TV CRUJ. Imperdível!

6 comentários. Só estou esperando o seu...:

Tô Ligado disse... [Responder]

Cara... isso aqui tá muito bom!

André San disse... [Responder]

Delícia relembrar os bons momentos do CRUJ! O programa ficou mais sem graça semanal, mas ainda assim era bom! Quando estreou, eu tinha aulas no sábado de manhã, mas gravava os programas e via no domingo à tarde, hehehe! Doug, Hora do Recreio e Ana Pimentinha eram os desenhos quando esta fase estreou. E achava genial o trabalho dos atores na TRUB, a gente realmente via outras pessoas ali! O SBT foi muito feliz na escalação deste elenco, sem dúvidas! Diego Ramiro, Jussara Marques e cia são extremamente talentosos! Abraço!
André San - www.tele-visao.zip.net

! Marcelo Cândido ! disse... [Responder]

Lembro do programa aos sábados de manhã
!
Show

jonathan disse... [Responder]

Eu não me lembro do programa aos sábados... Mas, independente do horário, CRUJ continuava sendo CRUJ!!!
Faço minhas as palavras do Brunno: “Cara... isso aqui tá muito bom!” E tá mesmo, viu!?

Abração.
Jonathan Henrique

Alan Raspante disse... [Responder]

Hmn, vendo agora, percebi que peguei a fase do programa aos sabádos... Só via o programa quando já estava neste dia!

[]s

• blogaritmox • disse... [Responder]

Eu nunca mandei carta, pra programa nenhum! hahaha

Que sacada inteligente buscar inspiração nas cartas dos leitores. Nota dez!

E 19 PONTOS, o que é isso? Se o SBT marcar algo parecido hoje, vão rolar enfartos em massa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...